Texto de Apoio 04 (turma 101 e 102)
Olá, pessoal…hoje iremos apresentar pra vocês o “Período Arcaico” da História da Grécia Antiga. Se quiserem (re)ler o texto anterior, cliquem aqui.
PERÍODO ARCAICO (séc. VIII — VI a.C.)
Os genos formavam entre si estruturas que serão denominadas Fratrias. Estas estruturas tinham como objetivo aumentar a segurança das famílias. Já as Fratrias organizavam-se em Tribos . Então temos, por grau de complexidade, do menos para o mais complexo:
Genos → Fratrias → Tribos
Enquanto o poder esteve centralizado nestas estruturas (genos, fratrias ou tribos) as cidades gregas nada mais eram do que associações políticas temporárias. Com a desagregação desta estrutura tradicional e a consequente diluição do pode entre os eupátridas aconteceu o surgimento de instâncias de poder superiores às dos antigos organismos. Surge a Pólis ou cidade-estado, organização típica da Grécia Antiga.
Com o advento da Pólis tem-se centralização do poder em seus organismos administrativos e as cidades passaram a ser o centro da sociedade grega, lugar para onde a população se dirigia reforçando, assim, seus laços identitários. Ao mesmo tempo que ocorria a consolidação da Pólis, temos a passagem da economia gentílica para a urbana (urbe).
Segunda Diáspora Grega
Por volta de 750 a.C. temos a expansão do povo grego em diversas regiões do Mediterrâneo e este deslocamento durou por dois séculos no ficou conhecido como Segunda Diáspora Grega. A primeira ocorreu no período Pré-Homérico.
Assistam ao vídeo abaixo que resume o assunto visto nas aulas até aqui e inclui o assunto deste texto:
Depois do final do texto, clique nas “mãozinhas”.
Nosso calendário das próximas aulas via meet:
Turma 101 Becker: 10/08, às 10h,
Turma 102 Becker: 11/08, às 9h
Turma 101 Feijó: 12/08, às 11h
Turma 102 Feijó: 14/08, às 9h.
Abraços,